Powered By Blogger

Total de visualizações de página

sábado, 23 de outubro de 2010

PESSOAS (autor desconhecido)

A DEFESA É NATURAL.
CADA QUAL PARA O QUE NASCE,
CADA QUAL COM SUA CLASSE
E SEUS ESTILOS DE AGRADAR.
UM NASCE PARA TRABALHAR,
OUTRO NASCE PARA BRIGA,
OUTRO VIVE DE INTRIGA,
E OUTROS DE NEGOCIAR.
UNS SÓ VIVEM PARA ENGANAR...
O MUNDO É MESMO ASSIM,
UNS BONS, OUTROS RUINS
E NÃO HÁ JEITO PRA DAR.

POIS É...
QUEM TEM O MEL, DÁ O MEL.
QUEM TEM O FEL, DÁ O FEL.
QUEM NADA TEM, NADA DÁ!

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Algum sábio disse:

Algum sábio disse:
• Que a vida é muito séria para ser levada a sério;
• Que se leva muito tempo para aprender a ser jovem;
• Que os inimigos dificilmente nos atingem, pois estamos prevenidos contra eles, quem pode nos ferir mortalmente são pessoas muito próximas de nós e em quem confiamos cegamente;
• Que há três coisas que jamais voltam: a flecha lançada, a palavra dita e a oportunidade perdida;
• Que podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos.
• Que as pessoas que mais magoamos são as que mais gostam da gente e as que mais nos magoam são as que amamos;
• Que não devemos dar prioridade a quem nos trata como opção...
• Que somos os únicos responsáveis por nossos atos e que cada decisão que tomamos pode fazer a diferença entre viver em paz ou em conflito...
• Que o amor e a amizade são os maiores bens que se pode querer...
Que amigos de fé, são irmãos que não tivemos, por isso agradeço a Deus todos os dias pelos amigos

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Anjos existem!

Para Meu anjo protetor (minha mãe):


Acertam em cheio, vovô e vovó, ao lhe darem o nome de ANGELA (pois é pra mim de verdade um anjo)!

Agradeço-te pelo cuidado que sempre teve comigo, desde de a preparação das refeições até a interceção a Deus em suas preces.

No Salmo, 91.v11., Davi disse que Deus dará ordens aos anjos para nos proteger. Tenho certeza disso, pois Ele colocou a ti ao meu lado.

Pouquíssimas pessoas conseguem vencer o Mal, fazendo o Bem. Você é uma dessas raras pessoas.

Já testemunhei sua força em suportar provações tremendas. Deus te fez forte como uma rocha, mas escondida na aparência de uma flor.

Só tenho o que me orgulhar de ti. Confirma-se o Provérbio:"(...) a mulher sábia edifica sua casa."

Você é lição de vida para mim, um refúgio das tespestades da vida, um farol neste mundo de trevas.

Seu imenso amor me faz crer que a vida vale a pena, pois há um propósito maior para cada um de nós, que embora sejamos feito de barro, nosso fôlego de vida veio da boca de Deus!

Te amo mãe.

sábado, 8 de maio de 2010

"OVELHAS, LOBOS E CÃES PASTORES"

Nota: Este artigo é do norte americano Dave Grossman, Ten Cel, Ranger, Ph.D., Autor de "On Killing". 
Achei muito interessante e, não posso deixar de confessar, que "levantou" um pouco meu brio profissional.


"Um veterano do Vietnã, um velho coronel da reserva, certa vez me disse: "A maioria das pessoas em nossa sociedade são ovelhas. Eles são criaturas produtivas, gentis, amáveis que só machucam umas às outras por acidente."
Isso é verdade. Lembre que a taxa de assassinatos é de 6 por 100.000, por ano, e taxa de agressões sérias é de 4 por 1000, por ano. O que isso significa é que a esmagadora maioria dos norte-americanos não são inclinados a machucarem uns aos outros.
Algumas estimativas dizem que dois milhões de americanos são vítimas de crimes violentos todo ano. Um número trágico, assustador, talvez um recorde em matéria de crimes violentos. Mas existem quase 300 milhões de americanos, o que significa que a chance de ser vítima de um crime violento ainda é consideravelmente menor que uma em cem, em qualquer ano. Ainda, como muitos dos crimes violentos são praticados pelas mesmas pessoas, o número real de cidadãos violentos é consideravelmente menor que dois milhões.
Há um paradoxo aí, e devemos pegar ambos os lados da situação: Nós podemos estar vivendo a época mais violenta da história, mas a violência ainda é surpreendentemente rara. Isso é porque a maioria dos cidadãos são pessoas gentis e decentes que não são capazes de machucarem umas às outras, exceto por acidente ou sob provocação extrema. Elas são ovelhas.
Eu não quero dizer nada negativo quando as chamo de ovelhas. Para mim a situação é como a de um ovo de passarinho. Na parte de dentro ele é gosmento e macio, mas algum dia ele se transformará em algo maravilhoso. Mas o ovo não pode sobreviver sem sua casca dura. Policiais, soldados e outros guerreiros, são como essa casca e, algum dia a civilização que eles protegem tornar-se-á algo maravilhoso. Por enquanto, eles precisam de guerreiros para protegê-los dos predadores.
"E então há os lobos", disse o velho veterano de guerra, "e os lobos alimentam-se das ovelhas sem perdão." Você acredita que há lobos lá fora que irão se alimentar do rebanho sem perdão? É bom que você acredite. Há homens perversos nesse mundo que são capazes de coisas perversas. NO INSTANTE EM QUE VOCÊ ESQUECE DISSO, OU FINGE QUE ISSO NÃO É VERDADE, VOCÊ SE TORNA UMA OVELHA. Não há segurança na negação.
"E então há os cães pastores", ele continuou, "e eu sou um cão pastor. Eu vivo para proteger o rebanho e confrontar o lobo."
Se você não tem capacidade para a violência, então você é um saudável e produtivo cidadão, uma ovelha. Se você tem capacidade para a violência e não tem empatia por seus concidadãos, então você é um sociopata agressivo, um lobo. Mas e se você tem capacidade para a violência e um amor profundo por seus semelhantes? O que você tem então? Um cão pastor, um guerreiro, alguém que anda no caminho do herói. Alguém que pode entrar no coração da escuridão, dentro da fobia humana universal e sair de novo.
Deixe-me desenvolver o excelente modelo de ovelhas, lobos e cães daquele velho soldado. Nós sabemos que as ovelhas vivem em negação da realidade, e isso é o que as faz ovelhas. Elas não querem aceitar o fato de que há mal neste mundo. Elas podem aceitar o fato de que incêndios podem acontecer, e é por isso que elas querem extintores, sprinklers, alarmes e saídas de incêndio em tudo quanto é canto das escolas de seus filhos.
Mas muitas delas ficam ultrajadas diante da idéia de colocar um policial armado na escola de seus filhos. Nossos filhos são milhares de vezes mais suscetíveis a serem mortos ou seriamente feridos por violência escolar do que por fogo, mas a única resposta da ovelha para a possibilidade de violência é a negação. A idéia de que alguém venha matar ou ferir seus filhos é muito dura, então elas escolhem o caminho da negação.
As ovelhas geralmente não gostam dos cães pastores. Ele parece muito com o lobo. Ele tem dentes afiados e a capacidade para a violência. A diferença, no entanto, é que o cão pastor não deve, não pode e não irá nunca machucar as ovelhas. Qualquer cão pastor que intencionalmente machuque a ovelhinha será punido e removido. O mundo não pode funcionar de outra maneira, pelo menos não em uma democracia representativa ou uma república como a nossa.
Ainda assim, o cão pastor incomoda a ovelha. Ele é uma lembrança constante que há lobos lá fora. As ovelhas prefeririam que ele não lhe dissesse para onde ir, não lhe aplicasse multas e nem ficasse nos aeroportos, com roupas camufladas e segurando um M-16. As ovelhas prefeririam que o cão guardasse suas garras e dentes, se pintasse de branco e dissesse: "Béé"
Até que o lobo aparece. Aí o rebanho inteiro tenta desesperadamente esconder-se atrás de um único cão.
Os estudantes, as vítimas, na escola de Columbine eram adolescentes, grandes e durões. Sob circunstâncias ordinárias, elas nunca gastariam algum tempo de seu dia para dizer algo a um policial. Elas não eram crianças ruins, elas simplesmente não teriam nada a dizer a um policial. Quando a escola estava sob ataque, no entanto, e os times da SWAT estavam entrando nas salas e corredores, os policiais tinham praticamente que arrancar os adolescentes que se agarravam às suas pernas, chorando. É assim que as ovelhinhas se sentem quando a respeito de seus cães pastores quando o lobo está na porta.
Olhe o que aconteceu depois do 11 de setembro, quando o lobo bateu forte na porta. Lembram-se de como os Estados Unidos, mais do que nunca, sentiu-se diferente a respeito de seus policiais e militares? Lembram-se de quantas vezes ouviu-se a palavra "herói"?
Entendam que não há nada moralmente superior em ser um cão pastor; é apenas aquilo que você escolhe ser. Entendam ainda que um cão pastor é uma criatura esquisita. Ele está sempre farejando o perímetro, latindo para coisas que fazem barulho durante a noite, e esperando ansiosamente por uma batalha. Os cães jovens anseiam por uma batalha, é melhor dizer. Os cães velhos são mais espertos, mas ao ouvir o som das armas e perceberem que são necessários eles se movem imediatamente, junto com os jovens.
É aqui que as ovelhas e cães pensam diferente. A ovelha faz de conta que o lobo nunca virá, mas o cão vive por aquele dia. Depois dos ataques de 11 de setembro, a maior parte das ovelhas, isto é, a maioria dos cidadãos nos Estados Unidos disse "Graças a Deus que eu não estava em um daqueles aviões". Os cães pastores, os guerreiros, disseram, "Meu Deus, eu gostaria de ter estado em um daqueles aviões. Talvez eu pudesse ter feito a diferença." Quando você está verdadeiramente transformado em um guerreiro, você quer estar lá. Você quer tentar fazer a diferença.
Não há nada de moralmente superior sobre o cão, o guerreiro, mas ele leva vantagem em uma coisa. Apenas uma. E essa vantagem é a de que ele é capaz de sobreviver em um ambiente ou situação que destrói 98% da população.
Houve uma pesquisa alguns anos atrás com indivíduos condenados por crimes violentos. Esses presos estavam encarcerados por sérios e predatórios atos de violência: Assaltos, assassinatos e assassinatos de policiais. A GRANDE MAIORIA DISSE QUE ESCOLHIA SUAS VÍTIMAS PELA LINGUAGEM CORPORAL: ANDAR DESLEIXADO, COMPORTAMENTO PASSIVO E FALTA DE ATENÇÃO AO AMBIENTE. Eles escolhiam suas vítimas como os grandes felinos fazem na áfrica, quando eles selecionam aquele que parece menos capaz de se defender.
Algumas pessoas parecem destinadas a serem ovelhas e outras parecem ser geneticamente escolhidas para serem lobos ou cães. Mas eu acredito que a maior parte das pessoas pode escolher qual dos dois eles querem ser, e eu estou orgulhoso de dizer que mais e mais americanos estão escolhendo serem cães.
Sete meses depois do ataque de 11 de setembro, Todd Beamer foi homenageado em sua cidade natal, Cranbury, Nova Jersey. Todd, como vocês se lembram, era o homem no vôo 93, sobre a Pensilvânia, que ligou de seu celular para alertar um operador da United Airlines sobre o sequestro. Quando ele soube que outros três aviões haviam sido usados como armas, Todd largou o telefone e disse as palavras "Let's roll" o que as autoridades acreditam que tenha sido um sinal para os outros passageiros para confrontar os seqüestradores. Em uma hora, uma transformação ocorreu entre os passageiros - atletas, homens de negócios e pais - de ovelhas para cães pastores e juntos eles combateram os lobos, salvando um número indeterminado de vidas no chão.
"Não há salvação para o homem honesto, a não ser esperar todo o mal possível dos homens ruins." - Edmund Burke
Aqui é o ponto que eu gosto de enfatizar, especialmente para os milhares de policiais e soldados para os quais falo todo ano. Na natureza, as ovelhas, as ovelhas de verdade, nascem assim. Cães nascem assim, bem como os lobos. Eles não têm uma chance. Mas você não é uma criatura. Você é um ser humano, e como tal pode ser o que quiser. É uma decisão moral consciente.
Se você quer ser uma ovelha, então você pode ser uma ovelha e está tudo bem, mas você deve entender o preço a pagar. Quando o lobo vier, você e as pessoas que você ama morrerão se não houver um policial por perto para protegê-lo. Se você quer ser um lobo, tudo bem, mas os pastores o caçarão e você não terá nunca descanso, segurança, confiança ou amor. Mas se você quiser ser um cão pastor andar no caminho do guerreiro, então você deve tomar uma decisão consciente DIÁRIA de dedicar-se, equipar-se e preparar-se para aquele momento tóxico, corrosivo, quando o lobo vem bater em sua porta.
Quantos policiais, por exemplo, levam armas para a igreja? Elas estão bem escondidas em coldres de tornozelo, coldres de ombro, dentro dos cintos ou nas costas. A qualquer hora em que você estiver no culto ou na missa, há uma boa chance que um policial na sua congregação esteja armado. Você nunca saberia se havia ou não um indivíduo assim em seu local de adoração, até que o lobo aparece para massacrar você e as pessoas que você ama.
Eu estava treinando um grupo de policiais no Texas e, durante o intervalo, um policial perguntou a seu amigo se ele levava a arma para a igreja. O outro respondeu "Eu nunca vou desarmado à igreja" Eu perguntei porque ele tinha uma opinião tão firme a esse respeito, e ele me contou a respeito de um policial que ele conhecia que estava em um massacre em uma igreja em Fort Worth, Texas, em 1999. Nesse incidente, uma pessoa desequilibrada mentalmente entrou na igreja e abriu fogo, matando quatorze pessoas. Ele disse que o policial acreditava que ele podia ter salvo todas as vidas naquele dia se ele estivesse carregando sua arma. Seu próprio filho foi atingido, e tudo o que ele pôde fazer foi atirar-se sobre o corpo do garoto e esperar a morte. Aquele policial me olhou nos olhos e disse "Você tem idéia do quão difícil é viver consigo mesmo depois disso?
Alguns ficariam horrorizados se soubessem que esse policial estava na igreja armado. Eles o chamariam de paranóico e provavelmente o admoestariam. Ainda assim, esses mesmos indivíduos ficariam enfurecidos e pediriam que "cabeças rolassem" se descobrissem que os air-bags de seus carros estavam defeituosos, ou que os extintores de incêndio nas escolas de seus filhos não funcionavam. Eles podem aceitar o fato de que fogo e acidentes de trânsito podem acontecer e que deve haver medidas de segurança contra eles.
A única resposta deles ao lobo, no entanto, é a negação, e, frequentemente, sua única resposta ao cão pastor é a chacota e o desdém. Mas o cão pastor pergunta silenciosamente a si mesmo "Você tem idéia do quão duro seria viver consigo mesmo se seus entes queridos fossem atacados e mortos, e você ficasse ali impotente porque está despreparado para aquele dia?"
É a negação que transforma as pessoas em ovelhas. Ovelhas são psicologicamente destruídas pelo combate porque sua única defesa é a negação, que é contra produtiva e destrutiva, resultando em medo, impotência e horror, quando o lobo aparece.
A negação mata você duas vezes. Mata uma, no momento da verdade, quando você não está fisicamente preparado: você não trouxe sua arma, não treinou. Sua única defesa era o pensamento positivo. Esperança não é uma estratégia. A negação te mata uma segunda vez porque mesmo que você sobreviva fisicamente, você fica psicologicamente destroçado pelo seu medo, impotência e horror na hora da verdade.
Gavin de Becker coloca dessa maneira em "Fear Less", seu soberbo livro escrito após o 11/Set., leitura requerida para qualquer um tentando entender a atual situação global: "... a negação pode ser sedutora, mas ela tem um efeito colateral insidioso. Apesar de toda a paz de espírito que aqueles que negam a realidade supostamente alcançam por dizerem que as coisas não são tão sérias assim, a queda que eles sofrem quando ficam cara a cara com a violência é muito mais perturbadora."
A negação é uma situação de "poupe agora pague mais tarde", uma enganação, um contrato escrito só em letras miúdas. A longo prazo, a pessoa que nega acaba conhecendo a verdade em algum nível.
Assim, o guerreiro deve lutar para enfrentar a negação em todos os aspectos de sua vida, e preparar-se para o dia em que o mal chegará.
Se você é um guerreiro que é legalmente autorizado a carregar uma arma e você sai sem levar essa arma, então você se transforma em uma ovelha, fingindo que o homem mau não virá hoje. Ninguém pode estar ligado 24 horas por dia, 7 dias por semana, a vida inteira. Todos precisam de tempo de repouso. Mas se você está autorizado a portar uma arma e você sai sem ela, respire fundo e diga para si mesmo:
"BÉÉÉÉÉÉÉ..."
Essa história de ser uma ovelha ou um cão pastor não é uma questão de sim ou não. Não é um tudo ou nada. É uma questão de degraus, um continuum. De um lado está uma desprezível ovelha com a cabeça totalmente enfiada na terra, e no outro lado está o guerreiro completo. Poucas pessoas existem que estão completamente em um lado ou outro. A maioria de nós vive no meio termo. Desde 11 Set, quase todos nos Estados Unidos deram um passo acima nesse continuum, distanciando-se da negação. A ovelha deu alguns passos na direção de aceitar e apreciar seus guerreiros, e os guerreiros começaram a tratar seu trabalho com mais seriedade. O grau para o qual você se move nesse continuum, para longe da "ovelhice" e da negação, é o grau no qual você estará preparado para defender-se e a seus entes queridos, fisicamente e psicologicamente, na hora da verdade."

 

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Carta de Amor

Nota: Trata-se de uma carta que recebi em 28/08/1992, cuja autora me autorizou a compartilhar com vocês.

                                     "INESQUECÍVEL DIA!

Neste gira-mundo o tempo passa ligeiro...
Mas o tempo em que fiquei a sua espera, passou muito devagarinho.
Com que ansiedade eu o esperava..., mas certa de que você iria chegar.
E ia falando com Deus.: - Meu Deus, o Senhor nos fez um para o outro, traga-o para mim depressa!
E O Senhor conhece bem minha fé, e foi ela que me ajudou, me acompanhou na longa jornada da  espera.
Certo dia recebi a notícia que você iria chegar.
Arrumei algumas roupas na bolsa, ou melhor nossas roupas...
...e fui ao seu encontro.
Aí é que o tempo não passava mesmo, e parecia que você não tinha pressa de chegar.
De repente, não sei de onde, como...você apareceu!
Eu fiquei quieta, muda, estática, não percebera que era você!
Oh! Como você chorava, e chorava muito...!
Até que alguém me toca:- Ele chegou...é lindo menino, enorme, saudável...
Peguei-o em meus braços, enlacei-o em meu colo materno.
E é inesquecível o dia que você nasceu  ...
Meu filho adorado!"

Autoria: Angela F. C. Pessanha (minha mãe) em, 28/08/1992.

Comentário:

Os gregos têm várias pavaras diferentes para definir o "amor" (Fonte site da Wikipédia) :
1- O "érōs" de Eros (ἔρως): o seu significado é “o amor romântico”, seja ele natureza sexual ou não.
2- O "philos" de Philia (φιλία), amizade no grego moderno, um amor virtuoso desapaixonado. Inclui a lealdade aos amigos, à família, e à comunidade, e requer a virtude, a igualdade e a familiaridade.
3- O "agápē" de Ágape (ἀγάπη) significa o “amor” no grego moderno atual. O "s'agapo" do termo significa “eu te amo” em grego. No grego antigo se refere frequentemente a uma afeição mais ampla do que à atração sugerida pelo ” eros “; o "agape" é usado em textos antigos para designar sentimentos como uma afeição  a uma criança, e os sentimentos não carnais entre os os cônjuges. Na Teologia e na Bíblia esta palavra representa o amor divino, incondicional, com auto-sacrifício ativo, pela vontade e pelo pensamento, só possível de Deus para com os homens.
4- "Fraterna" (στοργή) do grego moderno; é a afeição natural, como aquela que os pais sentem pela prole. Usado raramente em trabalhos antigos, e então quase exclusivamente para descrever os relacionamentos dentro da família.
 5- "Thelema" no grego moderno; É o desejo de fazer algo, estar ocupado, estar em proeminência.

 No nosso idioma não há essa riqueza de detalhes, de qualquer forma, as características do amor verdadeiro são sempre as mesmas: paciência, benignidade, humildade, altruísmo, calma, perdão...entre outras. Quem é mãe sabe descrever melhor! Não acham?

Abraços.





sexta-feira, 16 de abril de 2010

Super-Heróis


Fico a pensar na atual fixação por super-heróis que invadem o cinema, revistas, jogos e todo tipo de mídia. Por que necessitamos tanto de figuras com as qualidades, geralmente humanas, mas “hipertrofiadas” na figura de um super-herói? Qual a necessidade básica que motiva os meninos (sejam eles crianças ou homens de cabelos brancos!)? Seria o medo da violência que hoje permeia a sociedade? Ou seria a falta de esperança nos poderes e órgãos públicos que não satisfazem as nossas necessidades?
Não sei quanto a você, amigo leitor? Mas eu acho que o assunto é espiritual! Pois hoje em dia é, infelizmente, cada vez mais comum crianças de comunidades carentes terem como seus “heróis” os traficantes mais violentos de suas comunidades.
Vivemos numa época de inversão de valores. Desde o início da humanidade o homem se mostrou egoísta, avarento, invejoso, cruel, violento, lascivo, etc., porém, estas características tão humanas sempre foram rechaçadas ou pela religião, ou pelo poder público. No entanto, hoje vemos que os “super-heróis” mais famosos (e rentáveis) são os que têm mais “força” e poder de destruição, diferenciando bem pouco dos vilões (ou monstros) que eles combatem.
Cada vez menos figuras como MAHATMA GANDHI que foi um dos idealizadores e fundadores do moderno Estado indiano e um influente defensor do princípio da não-agressão, como forma não-violenta de protesto e de revolução; MARTIN LUTHER KING, JR.  que  foi um dos mais importantes líderes do ativismo pelos direitos civis (para negros e mulheres, principalmente) nos Estados Unidos e no mundo, através de uma campanha de, também,  não-violência e de amor para com o próximo, tornando-se a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz em 1965; NELSON ROLIHLAHLA MANDELA um advogado, ex-líder rebelde, que foi presidente da África do Sul de 1994 a 1999. Principal representante do movimento anti-apartheid, como ativista, sabotador e guerrilheiro. Em 1990 foi-lhe atribuído o Prêmio Lênin da Paz, que foi recebido em 2002; MADRE TERESA DE CALCUTÁ, também chamada Beata Teresa de Calcutá, cujo nome verdadeiro é Agnes Gonxha Bojaxhiu foi uma missionária católica albanesa, nascida na República da Macedônia e naturalizada indiana, beatificada pela Igreja Católica em 2003. Considerada, por alguns, a missionária do século XX, fundou a congregação "Missionárias da Caridade", tornando-se conhecida ainda em vida pelo cognome de "Santa das sarjetas"; FRANCISCO ALVES MENDES FILHO, mais conhecido como "Chico Mendes", foi um seringueiro, sindicalista e ativista ambiental brasileiro. Sua intensa luta pela preservação da Amazônia (quando, ainda os cientistas e outros doutores, não alertavam o mundo sobre os perigos da degradação ambiental) o tornou conhecido internacionalmente e foi a causa de seu assassinato. Essas pessoas não vendem filmes, revistas, bonés, camisas, ou quaisquer outro "Souvenir".   É! Esses verdadeiros heróis,  estão cada vez mais fora de "moda"! Cito estes como exemplo, só do século XX!.
No entanto, ainda existem os heróis anônimos. Homens e mulheres que vivem sua vida comum, mas sem se contaminarem pelas apelações vis atuais da civilização. Homens e mulheres, que mantém sua fé, princípios, moral e família, mesmo quando passam pelas “tempestades”, ou se preferirem, quando enfrentam “os monstros” desse mundo. São pessoas notáveis, que embora não façam grandes feitos para virarem celebridades, a cada dia semeiam paz, alegria, solidariedade aos que os cercam. Essas pessoas são os verdadeiros SUPER-HERÓIS, pois são autores das maiores proezas, vividas em lutas silenciosas; produzem triunfos e bens que ninguém vê, nenhuma citação recompensa, nem a fama apregoa. Esses heróis lutam nos campos de batalha do infortúnio, do isolamento, do abandono, do desemprego e até da miséria.
Volto a dizer, o que nos falta está no campo espiritual! Jesus deveria ser o nosso único super-herói.
Escrevi esses pensamentos, sempre me lembrando de um herói anônimo que Deus me deu a honra de conviver. Chama-se PAULO NEVES CORRÊA, meu avô, hoje com 80 anos. Em todas as suas lutas, quer seculares ou espirituais, ele lutou de joelhos! E assim continua, mesmo após a morte de sua companheira e heroína, MARIA IZABEL. Como é sábio meu avô! Pois tinha o conhecimento que como homem iria sucumbir nas lutas diária pelo pão, mas com a companhia de JESUS, ele e sua família seriam sempre “MAIS QUE VENCEDORES”!
Medite nisso amigo, e verás que conhece e convive com alguns heróis de verdade!

Abraços.

 


sábado, 10 de abril de 2010

Oração : Rogando por santidade.

- Deus.
Tornai-me num homem que não perca a individualidade perante as multidões; num homem que seja persuasivo e não receie em dizer: não, ainda que o mundo inteiro diga: sim.
Tornai-me num homem que não considere a profissão unicamente como meio de subsistência, mas que sirva-me dela, também para cultivar a razão, robustecer o caráter e disciplinar a vontade.
Ajudai-me, Senhor, a ser um homem destemido, um homem equilibrado, cuja amplitude espiritual não encare as coisas unilateralmente; que prefira a essência à circunstância, a realidade à aparência; que preze o bom nome como um tesouro de extraordinário valor.
Faça-me, Oh Pai, ser um homem que ame a beleza natural, bem como a artística; que repudie a vileza e respeite os outros como a mim mesmo; que eu seja um homem de uma educação integral, de sensibilidade, entendimento agudo e penetrante, cuja visão seja perspicaz, atenta e microscópica; que tenha o coração terno, magnânimo e sincero.
Mostre-me que as riquezas e bens materiais são efêmeros; que de nada vale um homem cobrir um continente com seus diplomas ou um oceano com seus tesouros, se for ele for comparado com um homem de retidão e consciência, cujo rosto vozes acusadoras não podem fazer empalidecer, pois seu coração não conhece máculas, que nunca tenha feito mal a ninguém, que não assine documento algum, se os anjos do céu não possam servir de testemunhas, e que não se apodera daquilo que não lhe pertença.
Ajudai-me, Oh Deus, nesta época em que vivo, pois exige-se cérebro vigoroso, coração robusto, fé sincera e mãos habilidosas.
Tornai-me num homem em que a cobiça e o suborno não domine; que tenha fortes princípios morais e de fé, com o desejo de ver e realizar a invisível lei da justiça! Tendo, portanto, a vida reta tanto no particular, como no público.
E quando vier a morte com sua foice me encarar face a face, que eu possa dizer como disse teu servo Paulo em sua 2ª Carta a Timóteo Cap.4, v. 7: “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.”

Amém.