Powered By Blogger

Total de visualizações de página

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Carta de Amor

Nota: Trata-se de uma carta que recebi em 28/08/1992, cuja autora me autorizou a compartilhar com vocês.

                                     "INESQUECÍVEL DIA!

Neste gira-mundo o tempo passa ligeiro...
Mas o tempo em que fiquei a sua espera, passou muito devagarinho.
Com que ansiedade eu o esperava..., mas certa de que você iria chegar.
E ia falando com Deus.: - Meu Deus, o Senhor nos fez um para o outro, traga-o para mim depressa!
E O Senhor conhece bem minha fé, e foi ela que me ajudou, me acompanhou na longa jornada da  espera.
Certo dia recebi a notícia que você iria chegar.
Arrumei algumas roupas na bolsa, ou melhor nossas roupas...
...e fui ao seu encontro.
Aí é que o tempo não passava mesmo, e parecia que você não tinha pressa de chegar.
De repente, não sei de onde, como...você apareceu!
Eu fiquei quieta, muda, estática, não percebera que era você!
Oh! Como você chorava, e chorava muito...!
Até que alguém me toca:- Ele chegou...é lindo menino, enorme, saudável...
Peguei-o em meus braços, enlacei-o em meu colo materno.
E é inesquecível o dia que você nasceu  ...
Meu filho adorado!"

Autoria: Angela F. C. Pessanha (minha mãe) em, 28/08/1992.

Comentário:

Os gregos têm várias pavaras diferentes para definir o "amor" (Fonte site da Wikipédia) :
1- O "érōs" de Eros (ἔρως): o seu significado é “o amor romântico”, seja ele natureza sexual ou não.
2- O "philos" de Philia (φιλία), amizade no grego moderno, um amor virtuoso desapaixonado. Inclui a lealdade aos amigos, à família, e à comunidade, e requer a virtude, a igualdade e a familiaridade.
3- O "agápē" de Ágape (ἀγάπη) significa o “amor” no grego moderno atual. O "s'agapo" do termo significa “eu te amo” em grego. No grego antigo se refere frequentemente a uma afeição mais ampla do que à atração sugerida pelo ” eros “; o "agape" é usado em textos antigos para designar sentimentos como uma afeição  a uma criança, e os sentimentos não carnais entre os os cônjuges. Na Teologia e na Bíblia esta palavra representa o amor divino, incondicional, com auto-sacrifício ativo, pela vontade e pelo pensamento, só possível de Deus para com os homens.
4- "Fraterna" (στοργή) do grego moderno; é a afeição natural, como aquela que os pais sentem pela prole. Usado raramente em trabalhos antigos, e então quase exclusivamente para descrever os relacionamentos dentro da família.
 5- "Thelema" no grego moderno; É o desejo de fazer algo, estar ocupado, estar em proeminência.

 No nosso idioma não há essa riqueza de detalhes, de qualquer forma, as características do amor verdadeiro são sempre as mesmas: paciência, benignidade, humildade, altruísmo, calma, perdão...entre outras. Quem é mãe sabe descrever melhor! Não acham?

Abraços.





sexta-feira, 16 de abril de 2010

Super-Heróis


Fico a pensar na atual fixação por super-heróis que invadem o cinema, revistas, jogos e todo tipo de mídia. Por que necessitamos tanto de figuras com as qualidades, geralmente humanas, mas “hipertrofiadas” na figura de um super-herói? Qual a necessidade básica que motiva os meninos (sejam eles crianças ou homens de cabelos brancos!)? Seria o medo da violência que hoje permeia a sociedade? Ou seria a falta de esperança nos poderes e órgãos públicos que não satisfazem as nossas necessidades?
Não sei quanto a você, amigo leitor? Mas eu acho que o assunto é espiritual! Pois hoje em dia é, infelizmente, cada vez mais comum crianças de comunidades carentes terem como seus “heróis” os traficantes mais violentos de suas comunidades.
Vivemos numa época de inversão de valores. Desde o início da humanidade o homem se mostrou egoísta, avarento, invejoso, cruel, violento, lascivo, etc., porém, estas características tão humanas sempre foram rechaçadas ou pela religião, ou pelo poder público. No entanto, hoje vemos que os “super-heróis” mais famosos (e rentáveis) são os que têm mais “força” e poder de destruição, diferenciando bem pouco dos vilões (ou monstros) que eles combatem.
Cada vez menos figuras como MAHATMA GANDHI que foi um dos idealizadores e fundadores do moderno Estado indiano e um influente defensor do princípio da não-agressão, como forma não-violenta de protesto e de revolução; MARTIN LUTHER KING, JR.  que  foi um dos mais importantes líderes do ativismo pelos direitos civis (para negros e mulheres, principalmente) nos Estados Unidos e no mundo, através de uma campanha de, também,  não-violência e de amor para com o próximo, tornando-se a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz em 1965; NELSON ROLIHLAHLA MANDELA um advogado, ex-líder rebelde, que foi presidente da África do Sul de 1994 a 1999. Principal representante do movimento anti-apartheid, como ativista, sabotador e guerrilheiro. Em 1990 foi-lhe atribuído o Prêmio Lênin da Paz, que foi recebido em 2002; MADRE TERESA DE CALCUTÁ, também chamada Beata Teresa de Calcutá, cujo nome verdadeiro é Agnes Gonxha Bojaxhiu foi uma missionária católica albanesa, nascida na República da Macedônia e naturalizada indiana, beatificada pela Igreja Católica em 2003. Considerada, por alguns, a missionária do século XX, fundou a congregação "Missionárias da Caridade", tornando-se conhecida ainda em vida pelo cognome de "Santa das sarjetas"; FRANCISCO ALVES MENDES FILHO, mais conhecido como "Chico Mendes", foi um seringueiro, sindicalista e ativista ambiental brasileiro. Sua intensa luta pela preservação da Amazônia (quando, ainda os cientistas e outros doutores, não alertavam o mundo sobre os perigos da degradação ambiental) o tornou conhecido internacionalmente e foi a causa de seu assassinato. Essas pessoas não vendem filmes, revistas, bonés, camisas, ou quaisquer outro "Souvenir".   É! Esses verdadeiros heróis,  estão cada vez mais fora de "moda"! Cito estes como exemplo, só do século XX!.
No entanto, ainda existem os heróis anônimos. Homens e mulheres que vivem sua vida comum, mas sem se contaminarem pelas apelações vis atuais da civilização. Homens e mulheres, que mantém sua fé, princípios, moral e família, mesmo quando passam pelas “tempestades”, ou se preferirem, quando enfrentam “os monstros” desse mundo. São pessoas notáveis, que embora não façam grandes feitos para virarem celebridades, a cada dia semeiam paz, alegria, solidariedade aos que os cercam. Essas pessoas são os verdadeiros SUPER-HERÓIS, pois são autores das maiores proezas, vividas em lutas silenciosas; produzem triunfos e bens que ninguém vê, nenhuma citação recompensa, nem a fama apregoa. Esses heróis lutam nos campos de batalha do infortúnio, do isolamento, do abandono, do desemprego e até da miséria.
Volto a dizer, o que nos falta está no campo espiritual! Jesus deveria ser o nosso único super-herói.
Escrevi esses pensamentos, sempre me lembrando de um herói anônimo que Deus me deu a honra de conviver. Chama-se PAULO NEVES CORRÊA, meu avô, hoje com 80 anos. Em todas as suas lutas, quer seculares ou espirituais, ele lutou de joelhos! E assim continua, mesmo após a morte de sua companheira e heroína, MARIA IZABEL. Como é sábio meu avô! Pois tinha o conhecimento que como homem iria sucumbir nas lutas diária pelo pão, mas com a companhia de JESUS, ele e sua família seriam sempre “MAIS QUE VENCEDORES”!
Medite nisso amigo, e verás que conhece e convive com alguns heróis de verdade!

Abraços.

 


sábado, 10 de abril de 2010

Oração : Rogando por santidade.

- Deus.
Tornai-me num homem que não perca a individualidade perante as multidões; num homem que seja persuasivo e não receie em dizer: não, ainda que o mundo inteiro diga: sim.
Tornai-me num homem que não considere a profissão unicamente como meio de subsistência, mas que sirva-me dela, também para cultivar a razão, robustecer o caráter e disciplinar a vontade.
Ajudai-me, Senhor, a ser um homem destemido, um homem equilibrado, cuja amplitude espiritual não encare as coisas unilateralmente; que prefira a essência à circunstância, a realidade à aparência; que preze o bom nome como um tesouro de extraordinário valor.
Faça-me, Oh Pai, ser um homem que ame a beleza natural, bem como a artística; que repudie a vileza e respeite os outros como a mim mesmo; que eu seja um homem de uma educação integral, de sensibilidade, entendimento agudo e penetrante, cuja visão seja perspicaz, atenta e microscópica; que tenha o coração terno, magnânimo e sincero.
Mostre-me que as riquezas e bens materiais são efêmeros; que de nada vale um homem cobrir um continente com seus diplomas ou um oceano com seus tesouros, se for ele for comparado com um homem de retidão e consciência, cujo rosto vozes acusadoras não podem fazer empalidecer, pois seu coração não conhece máculas, que nunca tenha feito mal a ninguém, que não assine documento algum, se os anjos do céu não possam servir de testemunhas, e que não se apodera daquilo que não lhe pertença.
Ajudai-me, Oh Deus, nesta época em que vivo, pois exige-se cérebro vigoroso, coração robusto, fé sincera e mãos habilidosas.
Tornai-me num homem em que a cobiça e o suborno não domine; que tenha fortes princípios morais e de fé, com o desejo de ver e realizar a invisível lei da justiça! Tendo, portanto, a vida reta tanto no particular, como no público.
E quando vier a morte com sua foice me encarar face a face, que eu possa dizer como disse teu servo Paulo em sua 2ª Carta a Timóteo Cap.4, v. 7: “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.”

Amém.