Fico a pensar na atual fixação por super-heróis que invadem o cinema, revistas, jogos e todo tipo de mídia. Por que necessitamos tanto de figuras com as qualidades, geralmente humanas, mas “hipertrofiadas” na figura de um super-herói? Qual a necessidade básica que motiva os meninos (sejam eles crianças ou homens de cabelos brancos!)? Seria o medo da violência que hoje permeia a sociedade? Ou seria a falta de esperança nos poderes e órgãos públicos que não satisfazem as nossas necessidades?
Não sei quanto a você, amigo leitor? Mas eu acho que o assunto é espiritual! Pois hoje em dia é, infelizmente, cada vez mais comum crianças de comunidades carentes terem como seus “heróis” os traficantes mais violentos de suas comunidades.
Vivemos numa época de inversão de valores. Desde o início da humanidade o homem se mostrou egoísta, avarento, invejoso, cruel, violento, lascivo, etc., porém, estas características tão humanas sempre foram rechaçadas ou pela religião, ou pelo poder público. No entanto, hoje vemos que os “super-heróis” mais famosos (e rentáveis) são os que têm mais “força” e poder de destruição, diferenciando bem pouco dos vilões (ou monstros) que eles combatem.
Cada vez menos figuras como MAHATMA GANDHI que foi um dos idealizadores e fundadores do moderno Estado indiano e um influente defensor do princípio da não-agressão, como forma não-violenta de protesto e de revolução; MARTIN LUTHER KING, JR. que foi um dos mais importantes líderes do ativismo pelos direitos civis (para negros e mulheres, principalmente) nos Estados Unidos e no mundo, através de uma campanha de, também, não-violência e de amor para com o próximo, tornando-se a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz em 1965; NELSON ROLIHLAHLA MANDELA um advogado, ex-líder rebelde, que foi presidente da África do Sul de 1994 a 1999. Principal representante do movimento anti-apartheid, como ativista, sabotador e guerrilheiro. Em 1990 foi-lhe atribuído o Prêmio Lênin da Paz, que foi recebido em 2002; MADRE TERESA DE CALCUTÁ, também chamada Beata Teresa de Calcutá, cujo nome verdadeiro é Agnes Gonxha Bojaxhiu foi uma missionária católica albanesa, nascida na República da Macedônia e naturalizada indiana, beatificada pela Igreja Católica em 2003. Considerada, por alguns, a missionária do século XX, fundou a congregação "Missionárias da Caridade", tornando-se conhecida ainda em vida pelo cognome de "Santa das sarjetas"; FRANCISCO ALVES MENDES FILHO, mais conhecido como "Chico Mendes", foi um seringueiro, sindicalista e ativista ambiental brasileiro. Sua intensa luta pela preservação da Amazônia (quando, ainda os cientistas e outros doutores, não alertavam o mundo sobre os perigos da degradação ambiental) o tornou conhecido internacionalmente e foi a causa de seu assassinato. Essas pessoas não vendem filmes, revistas, bonés, camisas, ou quaisquer outro "Souvenir". É! Esses verdadeiros heróis, estão cada vez mais fora de "moda"! Cito estes como exemplo, só do século XX!.
No entanto, ainda existem os heróis anônimos. Homens e mulheres que vivem sua vida comum, mas sem se contaminarem pelas apelações vis atuais da civilização. Homens e mulheres, que mantém sua fé, princípios, moral e família, mesmo quando passam pelas “tempestades”, ou se preferirem, quando enfrentam “os monstros” desse mundo. São pessoas notáveis, que embora não façam grandes feitos para virarem celebridades, a cada dia semeiam paz, alegria, solidariedade aos que os cercam. Essas pessoas são os verdadeiros SUPER-HERÓIS, pois são autores das maiores proezas, vividas em lutas silenciosas; produzem triunfos e bens que ninguém vê, nenhuma citação recompensa, nem a fama apregoa. Esses heróis lutam nos campos de batalha do infortúnio, do isolamento, do abandono, do desemprego e até da miséria.
Volto a dizer, o que nos falta está no campo espiritual! Jesus deveria ser o nosso único super-herói.
Escrevi esses pensamentos, sempre me lembrando de um herói anônimo que Deus me deu a honra de conviver. Chama-se PAULO NEVES CORRÊA, meu avô, hoje com 80 anos. Em todas as suas lutas, quer seculares ou espirituais, ele lutou de joelhos! E assim continua, mesmo após a morte de sua companheira e heroína, MARIA IZABEL. Como é sábio meu avô! Pois tinha o conhecimento que como homem iria sucumbir nas lutas diária pelo pão, mas com a companhia de JESUS, ele e sua família seriam sempre “MAIS QUE VENCEDORES”!
Medite nisso amigo, e verás que conhece e convive com alguns heróis de verdade!
Abraços.
Excelente texto Brunney, valeu pela iniciativa!
ResponderExcluirEsse texto seu me lembrou um discurso final do filme que vi, "Jornada pela Liberdade" que conta história de um grande herói da humanidade e que poucos lembram e reverenciam chamado William Wilberforce, Taí a dica para quem não assistiu, corra logo e assista! rs
Obrigado pelo texto.
Grande abraço fraterno e que Deus abençoe vocês!
Obrigado amigo.
ResponderExcluirVocê está certíssimo amigo. Os valores estão realmente invertidos, hoje a notícia extraordinária na TV é a de quem acha algum pertence ou dinheiro de alguém e devolve, qdo o raro, deveria ser o roubo e tantas outras mazelas que são noticiadas todos os dias. Mas graças a esse nosso amigo e herói, Jesus, ainda existem muitos Guerreiros da Luz, lutando por um planeta melhor. Pessoas que muitas vezes convivemos e que silenciosamente fazem uma pequena parte e juntas fazem muito. Abraços e parabéns pela iniciativa!
ResponderExcluirGrande Brunney, dá hora mesmo o blog.
ResponderExcluirAdorei o texto, indicaria para outros adolescentes, jovens adultos, velhos... estes devem ler. Mas não indicaria para meus filhos, se fossem crianças.
Não que o texto esteja ruim, pelo contrário!
mas se vc diz para uma criança que Mandela é um herói e explicar o que ele passou, ela não vai querer conhecer esse tipo de herói. Não vai ser tão heróico pra ela o que ele fez e nem seria tão legal passar pelo que ele passou, não seria legal imitá-lo.
Hoje em dias as crianças não conseguem mais viver a sua infância. Os heróis das crianças devem ser o superman, o homem aranha, o batmam, sabe... heróis que acabam com o crime, que usam o seu poder para resgatar um indefeso... que que voam e levam um meteorito até o espaço pra poder salvar a Terra... assim como elas têm que brincar de pique, de gude, de bola, de pipa.... assim como não devem sonhar em ser advogadas, engenheiras, executivoas, mas sonhar em ser bombeiros, dentistas, policiais, jogador de futebol...
Um passo de cada vez, isso faz parte da infância. Hoje em dia o mundo mata os sonhos das crianças, em certas situações não deixam nem mesmo existirem.
Apesar dos verdadeiros heróis estarem por perto... deixemos que nossas crianças sonhem. Faz bem pra elas, não é verdade?
Oi Fábio,
ResponderExcluirNa verdade não sou contra os "super-heróis" de fantasia, mesmo porque a temática principal do texto é ESPIRITUAL, chamando atenção, primeiramente para JESUS e, depois, para os heróis seculares, que eu considero verdadeiros, sejam eles celebridades ou anônimos.
Concordo que o texto não é indicado para crianças, mas não por causa do seu teor, mas sim por causa de suas ambiguidades intríncicas, ou seja, a "forma" que escolhi em levantar essa tese.
Aproveitando o ensejo, além de "(..)o superman, o homem aranha, o batmam, sabe... heróis que acabam com o crime, que usam o seu poder para resgatar um indefeso... que que voam e levam um meteorito até o espaço pra poder salvar a Terra(...), se procuramos bem fundo na "biografia" desses heróis, vemos que, por exemplo o BATMAM da editora norte-americana DC COMIS,era um homem amargurado, traumatizado pelo brutal assassinato dos seus pais, que JURA se vingar dos bandidos (portanto, mais um VINGADOR do que um herói), você também fala do SUPER-MAN (que aliás, é meu preferido!...rsss), ele esconde uma mensaggem subliminar da SUPREMACIA DA NAÇÃO NORTE-AMERICANA (veja as cores do uniforme dele) e com um viés bem político (os verdadeiros inimigos no super-homem são, ou foram, os comunistas, mulçulmanos xiiitas, etc)!
Claro que prefiro que nossas crianças tenham sua infância e suas fantasias, mas entendo que devemos, com paciência e sabedoria mostrar a elas os reais valores e perigos da vida.
Fico muito agradecido e honrado com sua opinião e crítica. Por favor continue com elas.
Abração meu irmão.
ADOREI, E AGRADEÇO O CONVITE, A MENSAGEM É LINDA E EMOCIONA QUANDO VC FALA DO SEU AVÔ, QUANTO AOS SUPER-HERÓIS, EM TODA MINHA VIDA SÓ TIVE UM QUE É JESUS CRISTO E SE NÃO FOSSE ELE NÃO SEI COMO ESTARIA VIVENDO HOJE,MAS PEÇO LICENÇA PARA DIZER QUE POR TRÁS DE UM GRANDE HOMEM TEM SEMPRE UMA GRANDE MULHER E O NOSSO GRANDE HERÓI TEVE COMO MÃE UMA GRANDE HEROÍNA QUE SUPORTOU TODO O SOFRIMENTO DE VER SEU FILHO MORRER CRUCIFICADO E QUE INTERCEDE JUNTO A ELE POR TODOS NÓS.
ResponderExcluirBJS......E PARABÉNS PELA BELA INICIATIVA É GRATIFICANTE SABER QUE TEMOS PESSOAS COMO VC EM NOSSA FAMÍLIA.
Obrigado Liliane pelo carinho.
ResponderExcluirMuitooo bom amigo.
ResponderExcluirConcordo com você, somos rodeados de verdadeiros hérois e como é bom seguir o maior de todos Jesus Cristo.
Pra mim é uma honra ter vc como amigo..homem de Deus e avesso a impulsividade massiva que nos cerca..sei bem como é lutar em silêncio.
Obrigado pelo texto..me trouxe ótimas lembranças de refrências que por algum motivo havia esquecido.
Um forte abraço.
Muito bom o post.
ResponderExcluirHeróis reais...As vezes a vida cotidiana e a sociedade moderna nos confundem tanto,que perdemos o senso de heroísmo.
E quando alguém entrega uma carteira com dinheiro,e faz algo que é politicamente correto é visto como um herói!!!
O que de fato não o faz ser um...